O que e lodo adensado?

O que é lodo adensado?

Os adensadores são amplamente utilizados em Estações de Tratamento de Esgotos, Efluentes Industriais e de Água, tem por finalidade reduzir o volume do lodo.

Quais os tipos de lodo?

Os lodos podem ser classificados em vários tipos, são eles:

  • Lodo primário, ou bruto: É o lodo que é removido nos decantadores primários, esse lodo é normalmente constituído de sólidos sedimentáveis.
  • Lodo secundário:
  • Lodo químico:
  • Lodo Biológico:

Quais as diferenças entre lodo primário e lodo secundário?

lodo primário (ou bruto): composto por sólidos suspensos, basicamente partículas de material orgânico; lodo biológico ou lodo secundário: resíduo removido dos decantadores secundários ou lagoas de sedimentação após reatores biológicos, composto por biomassa e por isso sua composição é predominantemente orgânica.

Como aproveitar o lodo?

Entre as formas possíveis de reutilizar o lodo, estão:

  1. Reaproveitamento industrial;
  2. Fabricação de tijolos e cerâmicas;
  3. Produção de agregado leve para construção civil;
  4. Produção de cimento;
  5. Reaproveitamento agrícola;
  6. Fertilizante orgânico e compostagem;

Como tratar água com lodo?

Procedimentos de tratamento termoquímico como a incineração. A secagem térmica, que aumenta o conteúdo de sólidos secos (DS) do lodo muito mais que o espessamento ou desidratação, mas que também é muito intensiva em energia.

O que é um lodo estabilizado?

À medida que o lodo “fresco” passa por processos de biotransformação, seus componentes orgânicos mais facilmente biodegradáveis são transformados e o lodo ganha características de lodo “estabilizado”, apresentando odor menos ofensivo e menor concentração de microrganismos patogênicos.

O que é lodo sedimentado?

O lodo é a denominação dada para todo material sedimentado removido do fundo de decantadores. Sendo assim, o lodo é um sedimento formado por uma mistura de substâncias que possuem minerais, partículas provenientes de matéria orgânica decomposta no meio aquoso e coloides.

Qual a diferença entre o lodo primário que sai do decantador primário e o lodo secundário que sai do decantador secundário?

Assim, o lodo primário é gerado a partir da sedimentação de material particulado do afluente. O lodo secundário ou biológico é gerado no reator biológico do sistema de tratamento, constituindo-se em uma mistura de sólidos não-biodegradáveis do afluente e massa bacteriana que cresce no reator.

O que é um tratamento secundário?

O tratamento secundário de efluentes opera basicamente por meio do reator biológico por lodos ativados com a intenção de intensificar o processo natural de biodegradação dos agentes. Trata-se de um sistema centrado na oxidação biológica de uma porção de matéria orgânica.

Qual o destino do lodo?

De forma geral, o lodo pode ser encaminhado para aterros sanitário, incinerador, agricultura, construção civil e reuso em indústria (como matéria prima).

Para que serve o lodo?

Sendo usado como adubo no campo, o lodo não vai parar em aterros sanitários onde acaba contaminando o lençol freático. Assim, os benefícios vão para o agricultor e para o meio ambiente.

O que provoca lodo na água?

É normalmente uma mistura de matéria orgânica de resíduos humanos, partículas de resíduos alimentares, microrganismos, vestígios químicos e sólidos inorgânicos de produtos e até medicamentos que utilizamos, juntamente com água que está ligada a esses materiais.