Quem que elege o papa?
Um conclave acontece após uma renúncia ou a morte de um Papa, na Igreja Católica Apostólica Romana. O Colégio dos Cardeais se reúne no Vaticano para uma votação secreta, e assim escolher o novo líder da Igreja.
Quais cardeais podem ser papa?
Cinco cardeais brasileiros terão menos de 80 anos na data do conclave e, portanto, podem votar e ser eleitos: o cardeal arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, de 78 anos; o arcebispo emérito de Salvador Dom Geraldo Majella, de 79 anos; o arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, de 63 anos; o arcebispo …
Como alguém virá papa?
O papa é o chefe da Igreja Católica. Tecnicamente, os únicos requisitos para se tornar o sumo sacerdote dessa religião são ser homem e católico praticante. Assim, o campo se torna bastante amplo, porém todo pontífice dos últimos séculos foi um cardeal eleito em um conclave papal por outros cardeais.
Quantos anos precisa para ser papa?
80 anos
Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, há um total de 119 cardeais aptos a votar no conclave. Para poder participar da escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.
Quem escolhe o papa no conclave?
O papa é eleito por um colégio de cardeais que se reúne no Vaticano a portas fechadas. A assembléia para a escolha de um novo pontífice se chama conclave. Após a morte do papa, todos os cardeais do mundo com menos de 80 anos devem viajar a Roma. Hoje existem 135 “eleitores” nessa situação, seis deles brasileiros.
Quem preside o conclave?
O atual Cardeal Decano é o italiano Angelo Sodano.
Quais são os cardeais do Brasil?
Também são cardeais brasileiros Cláudio Hummes (SP), Paulo Evaristo Arns (SP), Aloísio Lorscheider (Fortaleza), José Freire Falcão (Brasília), Serafim Fernandes de Araújo (BH), Geraldo Majella Agnelo (Salvador) e Eusébio Oscar Scheid (RJ).
Quantos cardeais votam para eleger o papa?
Posteriormente é publicada a constituição apostólica Romano Pontifici Eligendo (1975) que estabelece o regulamento para a eleição do Sumo Pontífice especificando o número limite de 120 cardeais eleitores dentro do Colégio Cardinalício, ou seja, o número de cardeais com menos de 80 anos.
Como se escolhe um cardeal?
Nomeação. Os cardeais são nomeados pelo Papa em ocasiões específicas na presença dos restantes membros do Colégio Cardinalício (consistório). O título, segundo o Código de Direito Canónico, distingue homens notáveis pela sua doutrina, piedade e prudência na condução dos assuntos.
Quanto é um salário de um papa?
No entanto, apesar do Papa Francisco não receber nenhum dinheiro na forma de um salário mensal, ele tem todas as despesas de viagem e necessidades de vida pagas pelo Vaticano. Ele nunca precisa se preocupar com comida ou moradia, mas não tem renda para fazer compras online nem no cartão de crédito.
Qual capela se escolhe o papa?
Capela Sistina
Cidade do Vaticano – Já estão na Capela Sistina nesta terça-feira os 115 cardeais que vão se reunir a portas fechadas no conclave que vai decidir quem será o sucessor de Bento XVI e 266º papa da história da Igreja Católica.
Como é a escolha do nome do papa?
A escolha é pessoal. A partir do momento em que o Conclave define o novo papa, o decano do Colégio Cardinalício indaga o eleito se aceita a posição de Sumo Pontífice e, em seguida, faz a pergunta: “Quo nomine vis vocari?” (Como quer ser chamado?). Em tese, qualquer nome pode ser escolhido.