O que é o método Mongeano?
MÉTODO DE MONGE: É um método que utiliza dois Planos de projeção perpendiculares entre si (plano horizontal e plano vertical) e ilimitados onde são feitas as projeções nestes planos das figuras em 3D que se quer representar em duas dimensões.
Como fazer a Épura?
Para obter a épura, gira-se o Plano Vertical de Projeção (PV) em torno da Linha de Terra no sentido horário, de tal forma que este coincida com o Plano Horizontal de Projeção (PH). Esta nova representação recebe o nome de épura.
Qual é o objetivo da Geometria Descritiva?
A Geometria Descritiva, por sua vez, é o ramo da Matemática Aplicada que tem como objetivo o estudo de objetos tridimensionais mediante projeções desses sólidos em planos.
O que é uma épura Geometria Descritiva?
Épura é o resultado do processo de rebatimento do plano horizontal sobre o vertical no sentido horário.
Onde se usa a Geometria Descritiva?
A geometria descritiva serve de base teórica para o desenho técnico, permitindo a construção de vistas auxiliares, cortes, seções, rebatimentos, rotações, interseções de planos e sólidos, mudança de planos de projeção, determinação de verdadeiras grandezas (V.G.) de distâncias, ângulos e superfícies.
Quem é o pai da Geometria Descritiva?
Gaspard Monge
Gaspard Monge (Beaune, 10 de maio de 1746 — Paris, 28 de julho de 1818) foi um matemático francês, criador da geometria descritiva.
Qual a função da épura?
A épura é uma representação, num plano, de qualquer entidade geométrica, mediante projeções ortogonais. Ela é muito usada em geometria descritiva e em desenho técnico para a representação de modelos e resolução de problemas.
Como ler épura?
Épura de um ponto P: Após o rebatimento do PH sobre o PV, o ponto P fica representado por suas projeções horizontal (P1) e vertical (P2), ligadas por uma linha perpendicular à LT, chamada linha de chamada.
Onde a Geometria Descritiva é utilizada dentro da engenharia?
Geometria Descritiva – principal forma de linguagem gráfica da engenharia e da arquitetura, sendo chamada de desenho técnico. É a parte da matemática aplicada que tem como objetivo representar sobre o plano as figuras do espaço, ou seja, resolver problemas de três dimensões em duas dimensões.
Como é chamado o campo de estudo da Geometria Descritiva?
Geometria descritiva (também chamada de geometria mongeana ou método de monge) é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional e, a partir das projeções, determinar distâncias, ângulos, áreas e volumes em suas verdadeiras grandezas.
Qual é a origem da geometria descritiva?
Embora a Geometria Descritiva tenha surgido no século XVIII, já desde 300 anos antes de Cristo, Euclides elaborou um tratado de geometria ” Elementos” que era composto por 13 livros, uma obra completa apresentada com base num raciocínio dedutivo.
Onde se usa a geometria descritiva?
Quem criou a geometria descritiva?
-Gaspard Monge (Beaune , 10 de maio de 1746 — Paris , 28 de julho de 1818 ) foi um matemático francês , criador da geometria descritiva . MÉTODO DE MONGE:
Quais os países que utilizam o método mongeano?
– Atualmente, a maioria dos países que utilizam o método mongeano adotam a projeção ortográfica no 1º diedro. No Brasil, a ABNT recomenda a representação no 1º diedro. – Entretanto, alguns países, como por exemplo os Estados Unidos e o Canadá, representam seus desenhos técnicos no 3º diedro.
Quais são as principais características da geometria?
A GEOMETRIA… A Geometria trata de formas, das suas propriedades e das suas relações. É o ramo da Matemática originado a partir da nossa percepção visual, e a vista é o nosso sentido mais forte. Os elétrons descrevem órbitas elípticas em torno do núcleo do átomo.